Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Setin nega suspensão na fiscalização de vias exclusivas

quinta-feira, 8 de abril de 2010


A informação sobre a suspensão havia sido passada para a reportagem, no começo da manhã, por agentes da sala de rádio da Transalvador. De acordo com o secretário, houve apenas uma flexibilização na operação nos bairros do Itaigara e Iguatemi e na Avenida Juracy Magalhães entre 8h30 e 9h desta quarta.
Segundo agentes de trânsito contatados pela reportagem, a fiscalização provocou um congestionamento de mais de três horas em vários pontos da cidade, envolvendo as avenidas ACM, Paralela, Tancredo Neves, Lucaia, além dos bairros Stiep, Garibaldi e Bonocô. A declaração também foi questionada pelo secretário.

"A fiscalização não causa engarrafamento, evita engarrafamento. Essa informação não é oficial. O congestionamento desta manhã foi por conta de uma coincidência triste de vários incidentes, como batidas, manifestação, cavalo solto e carro quebrado na região do Itaigara, Iguatemi e Juracy Magalhães", disse, acrescentando que o resto da cidade - como Paralela e Rodoviária - estava com trânsito livre.

Internautas também informaram ter visto filas com diversos ônibus nos trechos com engarrafamentos, como relatou o técnico em agrimensura Nilo Mendes, 27. "Tinha uma fila com mais de 40 ônibus e os cones da Transalvador próximo ao Hospital Sarah. Não vi nenhum carro quebrado ou batida que justificasse o engarrafamento. O trânsito estava insuportável. Tinha motoristas fora dos carros com as portas abertas porque o fluxo estava parado", contou Mendes, que percorreu em quase uma hora o trecho entre o Imbuí e a Avenida Tancredo Neves, o que normalmente faz em 15 minutos.

O motorista de ônibus Luís Eduardo criticou, através de comentário no blog Cidadão Repórter, a fiscalização na faixa exclusiva. "Os agentes não estão preparados para este tipo de fiscalização. Os cones que eles colocam em alguns pontos de ônibus acabam criando imensos congestionamentos como no último ponto da av. Bonocô, em frente ao Hospital Sarah, porque os ônibus precisam fazer a conversão à direita bem próximo da saída do Stiep, causando assim um congestionamento que chega até o Shopping Itaigara. Às vezes, chegando a gastar num percurso do Shopping Itaigara até a entrada da Av. Paralela 2h30, quando no normal sem cones gastamos 20 minutos".

Apesar de o secretário informar que a operação nas vias exclusivas foi mantida, a reportagem do A TARDE On Line não encontrou agentes de trânsito fiscalizando as faixas especiais para ônibus na Avenida ACM, Paralela e Dique do Tororó. "Não há hipótese de abrirmos mão da fiscalização. No início há alguns transtornos, mas com o tempo o motorista se acostuma com a via exclusiva, vai entender que precisa respeitar essa determinação e o tráfego vai melhorar", prevê o secretário.

A fiscalização consiste no impedimento da circulação de ônibus nas demais vias, que não as exclusivas e, para isso, os agentes de trânsito se posicionam com cones e viaturas na região. A operação acontece entre 6h e 22h.

Fonte: A Tarde

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960