Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Cadeirantes esperam até duas horas por ônibus em Marília

quinta-feira, 22 de abril de 2010


Se a simples tarefa de transitar pela cidade já é um grande desafio para os cadeirantes, não é de se admirar que quando o assunto é transporte coletivo urbano a situação seja ainda mais complicada em Marília. A falta de atenção e respeito a acessibilidade ficam evidentes ao tomar conhecimento de que, por vezes, um cadeirante precisa esperar por duas horas ou mais até conseguir um ônibus adaptado e com lugar disponível.
Atualmente, dos 129 ônibus da Empresa Circular que atendem a população apenas 13 são adaptados. Assim, das 33 linhas fixas pouco mais de um terço recebe o atendimento de veículos equipados para o cadeirante e cada um com apenas dois lugares reservados a esse público, passando de hora em hora.
Por meio da assessoria a Circular justifica que atende a determinação legal de 10% da frota adaptada, mas para a telefonista e atleta Marilene Antunes Carvalho, que utiliza o serviço diariamente, a cota é insuficiente e o atendimento é inadequado.
Ela conta que sua filha também é cadeirante e que já teve de trafegar no meio do corredor por falta de local para prender a cadeira. “As vezes saímos em grupo e se tem mais de duas pessoas com cadeira de rodas a escolha fica entre viajar solta no ônibus ou esperar mais uma hora até chegar o próximo”.
E quando não é a falta de espaço o risco de se deparar com equipamentos danificados ou o despreparo dos que prestam o atendimento. “Tem vezes que o elevador está quebrado, ou o cinto não funciona, isso quando não temos que aturar desaforo do motorista e do cobrador”, reclama.
Conselho condena a situação
A presidente do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência, Mary Profeta, critica a falta de empenho da Circular em ampliar o atendimento aos cadeirantes de Marília.
Ela considera que a situação atual está longe da ideal e orienta a todos que passarem por problemas na estrutura ou atendimento que formalizem a reclamação.
“O que acontece em Marília é um problema grave de desrespeito aos direitos do cidadão. Já que não vemos boa vontade em solucionar a situação a orientação é que encaminhem a reclamação no conselho para que tomemos as providências”, diz. O contato com o conselho pode ser feito pelo 3432-2073.

Fonte Jornal Diário

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960