Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em São Carlos, 29% da População anda a pé

quinta-feira, 25 de março de 2010


São Carlos acaba de ganhar a primeira pesquisa de mobilidade urbana “Origem-Destino” que mapeou os principais tipos de deslocamentos da população da cidade. O universo da pesquisa foi de 5 mil pessoas e apontou que 29% das pessoas se deslocam a pé, 26% andam de automóvel como motorista e 11% andam de automóvel como passageiros, 19% utilizam ônibus, 11% outros meios e 3% se deslocam utilizando bicicleta.

“Eu desconheço cidades do porte de São Carlos no país que tenham um estudo de mobilidade urbana aprofundado como este, por isso a Prefeitura tem agora um banco de dados estratégico que deve ser trabalhado e orientado para aquilo que ela entender como prioridade”, disse o professor Antonio Nelson Rodrigues da Silva, vice-chefe do Departamento de Transportes da Escola de Engenharia/USP de São Carlos ao apresentar os números da pesquisa ao prefeito Oswaldo Barba, vice-prefeito Emerson Leal, autoridades das áreas de Transporte e Trânsito, Habitação e Desenvolvimento Urbano, membros do Conselho de Usuários de Transporte de Passageiros no município de São Carlos (CONUTRANSP) e a imprensa.

Sobre o dado da pesquisa que identifica 3% da população utilizando bicicleta, o prefeito anunciou que a Prefeitura já está licitando a primeira parte da Ciclovia dos Estudantes, interligando o campus I da USP a UFSCar, outra etapa na região do antigo kartódromo até a Estação Rodoviária, além de ter previsto também 7 km de ciclovia na duplicação da rodovia Guilherme Scatena e a implantação de ciclofaixa na avenida Trabalhador-sãocarlense.

O prefeito também destacou a construção de ciclovia na estrada que será pavimentada entre os bairros Antenor Garcia e Botafogo. “Queremos construir estruturas adequadas para o deslocamento dos trabalhadores e estudantes e para viabilizar as obras estamos pleiteando recursos no PAC 2 do governo federal”, frisou Barba.

Motivos de deslocamento e transporte coletivo: A pesquisa apontou também que entre os motivos de deslocamentos realizados pela cidade, 39% são a trabalho, 31% para estudo, 9% para assuntos pessoais e 4% para a realização de atividades de saúde e lazer.

O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro, entende que o estudo é um importante passo para a elaboração do Plano de Mobilidade de São Carlos para os próximos 20 anos. “Com este banco de dados poderemos desenvolver projetos de mobilidade da cidade a médio e curto prazo”, ressaltou Carneiro.

Fonte: São Carlos em Rede

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960