Em Canoas, Tarifa integrada beneficia quem usa dois ônibus

segunda-feira, 22 de março de 2010

Desde domingo, usuários do transporte coletivo de Canoas que utilizam dois ônibus para se deslocar dentro da cidade estão pagando uma única tarifa. O benefício, válido somente no caso de o canoense ingressar no segundo coletivo em até uma hora e meia após o primeiro, foi estendido para qualquer trecho, inclusive para retornar ao mesmo bairro de onde partiu.
Estudantes não estão incluídos, já que usufruem da meia passagem. Sem descartar a possibilidade de aumento no valor da tarifa, a expectativa da Sogal é de que a medida estimule o ingresso de novos usuários.
– Vamos, em trinta dias, conseguir avaliar se houve ou não esse crescimento e o que a mudança impactará para a empresa. Depois desse período, podemos vir a reavaliar o valor da tarifa – afirma o gerente operacional da Sogal, Derju Leite.
Na sexta-feira passada, durante a solenidade de assinatura do decreto que instituiu a integração tarifária, o prefeito Jairo Jorge ressaltou que a iniciativa é inédita no Estado e que no Brasil funciona somente na capital paulista e em Campinas.
– No ano passado, a isenção já ocorria, mas com restrição de sentido. Agora, a mãe que sai de casa para levar o filho na creche pode voltar, pagando uma única tarifa – explica Jairo Jorge.
De acordo com o secretário de Transportes, Luiz Carlos Bertotto, Canoas é o município gaúcho com o maior número de adesões ao cartão eletrônico. A intenção da prefeitura é ampliar os pontos de venda do cartão, hoje localizados apenas na Rodoviária.
– Queremos aumentar ainda mais o número de pessoas portadoras do cartão TEU! Metropolitano. A medida atingirá, diariamente, pelo menos 25 mil usuários – informa Bertotto.
Uma das beneficiárias da segunda passagem é a técnica em enfermagem Lurdes Moreira, 27 anos. Ela mora no Mathias Velho e para chegar até o seu trabalho, no Hospital Nossa Senhora das Graças, usa duas conduções.
– Se não fosse isso, eu gastaria quatro passagens por dia só – afirma Lurdes.
Durante o lançamento da integração tarifária, a prefeitura anunciou a instalação de novos abrigos em 210 pontos de ônibus da cidade.
Com investimento de R$ 750 mil, a remodelação dos locais, está prevista para estar concluída em junho.

Fonte: Intelog

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960