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Em São Luis, passagens de ônibus estam mais caras

domingo, 14 de fevereiro de 2010


O que os usuários de coletivos temiam ocorreu. As passagens de ônibus ficaram mais caras neste sábado. O aumento é resultado da pressão dos empresários do setor, que alegam perdas após mais de seis anos sem reajuste nas tarifas. A população reclamou do aumento, mas diz que vai exigir as melhorias. Os novos valores ficam em R$ 1,30, R$ 1,60 e R$ 2,10, respectivamente nível 1, 2 e integrado, o que representa 23% de reajuste.

As mudanças estão previstas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a SMTT e Sindicatos das Empresas de Transportes (SET) e mediado pelo Ministério Público (MP), vencido no último dia 4. “Precisávamos cumprir o acordo, por isso, esse aumento. Mas agora podemos cobrar as melhoras às empresas”, ressaltou o secretário- José Ribamar de Oliveira Filho.

As nove ameaças de greve sofridas ano passado, os problemas estruturais da frota, a reclamação constante dos usuários e a defasagem alegada pelo empresariado levou à formulação do TAC. O documento prevê notificação, multa e até perda da concessão de linhas, caso as empresas não cumpram clausulas. os itens. Segundo a SMTT, a partir de março os primeiro novos coletivos somarão à frota atual.

O prazo é que até 2010 seja concluída a inserção. A frota atual em São Luís corresponde 997 ônibus, distribuídos em 184 linhas.Para onde irão os novos ônibus e quanto caberá por linha ainda não se sabe. A SMTT irá sentar com o SET para definir a distribuição. Os bairros que norteiam a Avenida dos Africanos, São Cristóvão e adjacentes, além da zona rural estão entre os beneficiados pela nova frota. “São áreas onde se tem grande concentração populacional e onde há maior deficiência no transporte coletivo”, pontuou o secretário.

Os novos veículos terão três portas, elevadores e 47% serão equipados com adaptações para pessoas com deficiência.
Fonte: TV Canal 13

2 comentários:

Frednan Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Frednan Santos disse...

Conforme os argumentos que serviram de “desculpa” para o aumento das tarifas, pode-se contra-argumentar da seguinte forma:
1º - O citado “acordo” ocorreu, conforme o próprio secretário, a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela SMTT com o Ministério Público e os sindicatos das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) e dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (STTREMA). Ou seja, o povo foi esquecido, a sociedade civil organizada não foi consultada. O que implica em um desrespeito tremendo para com a população da nossa cidade.
2º - É evidente que o aumento dos salários dos trabalhadores das empresas de transporte não pode ser vinculado ao aumento das passagens, uma vez que a margem de lucro das empresas é considerável. No entanto, os representantes do povo na administração pública da nossa cidade deixaram bem claro quem devem ser os beneficiados, ou seja, foram priorizados os lucros das empresas. Não podemos esquecer que estamos falando da prestação de um serviço de caráter público, uma vez que a responsabilidade de garantir o transporte é da prefeitura, sendo essa incumbida de garantir que o povo seja satisfeito nessa necessidade tão básica que é a locomoção.
3º - Quando se fala em melhoria da qualidade sabemos que necessitamos muito mais do que apenas carros novos. Necessitamos de uma política de qualidade por parte do poder público, que esse sujeite às empresas a constante pressão pelo melhor atendimento da nossa população. Sabemos que essa política de qualidade certamente tem que passar pelo fim do monopólio das empresas, pois, somente com a existência de concorrência entre estas que podemos ambicionar que essas realmente tratem os usuários do transporte coletivo da nossa cidade como clientes, ou seja, como responsáveis pela existência dessas empresas.
4º - Não é verdade dizer que nossa frota só poderá ser renovada diante de um aumento dessa magnitude. Foi visível a todos o processo de sucateamento que as próprias empresas endossaram desde o ano passado, os ônibus novos simplesmente começaram a “sumir”, sim, sumiram em grande parte e logo surgiram em nossas ruas e avenidas um monte de “lata-velha” reformada. Será que esse foi um processo “natural” oi foi parte da estratégia que veio a desemboca nesse aumento absurdo das tarifas?
5º - A chamada defasagem da tarifa em nossa cidade não passa de um argumento vazio, uma vez que não é possível fazer uma simples “tomada de preço” no Nordeste e utilizar uma média como o valor ideal para nossa cidade. Isso é uma irresponsabilidade enorme para com o nosso povo. Uma vez que o contexto social, e mesmo os custos, são muitos diferentes entre cidades como Fortaleza, Salvador, São Luis, etc., sem falar do abismo que existe em termos de qualidade entre diversas cidades nordestinas e a nossa. Quanto às referidas greves, sabemos que por trás da grande maioria dessas estavam interesses políticos.

fonte:
www.frednansantos.blogspot.com
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