Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

São Paulo: Usuário paga aumento de ônibus por um sistema ineficaz, diz especialista

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010


Cerca de 35% dos trajetos são feitos a 15km/h, velocidade menor que a de bondes

O usuário de ônibus na cidade de São Paulo começou a pagar mais por um transporte “ineficiente”. Para o mestre em trânsito pela USP Horácio Augusto Figueira, o passageiro paga um valor alto pelo que ele considera “total ineficiência do sistema”. Estudos da própria prefeitura apontam que em 35% da malha de ônibus monitorada a velocidade dos coletivos não passa de 15km/h. Os bondes, há 70 anos, desenvolviam uma velocidade média maior, quase o dobro (30 km/h), segundo Figueira.
O estudioso, que afirma ser usuário de ônibus, acredita que a responsabilidade da baixa velocidade desenvolvida pelo transporte público é do transporte individual: - A velocidade de 15 km/h é medíocre e inaceitável.
O congestionamento é provocado pelos carros e não pelos ônibus.
Figueira critica a administração municipal pela pouca discussão sobre a restrição do transporte individual na cidade e pela falta de exclusividade dos corredores de ônibus. Com paradas predominantemente à esquerda, a prefeitura permitiu que táxis e veículos oficiais rodem nessas vias.
Em Curitiba, cujo modelo de corredores exclusivos de ônibus inspirou o sistema implantando em São Paulo, não é permitido entrar sequer táxi. Uma das soluções apontadas por ele para diminuir o problema na capital paulista seria implantar um modelo criado em Londres em 1977.
Nele, a abertura e fechamento dos semáforos é controlado pela aproximação do ônibus. Um dispositivo instalado no ônibus “avisa” quando o coletivo se aproxima e faz com que os semáforos abram ou fechem mais lentamente, priorizando a passagem desses veículos. Figueira afirma que Londres conseguiu reduzir em 30% a demora nos trajetos dos ônibus com esse sistema.

1 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960