Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Salvador rumo ao futuro no trânsito e no transporte público

domingo, 31 de janeiro de 2010


Vinte projetos arrojados que prevêem grandes intervenções urbanísticas para o desenvolvimento sustentável da cidade irão transformar Salvador nos próximos anos, em sintonia com os mais modernos estudos sobre a urbanização e sustentabilidade de grandes cidades do mundo. O projeto, batizado de Salvador Capital Mundial, foi criado por alguns dos mais conceituados arquitetos e urbanistas do Brasil e prevê soluções para o transporte, para o trânsito e para o crescimento da cidade. Serão abertas novas vias de tráfego, implantados sistemas modernos de transporte, revitalização da orla, da cidade baixa, novos equipamentos de cultura, de lazer, de esporte, requalificação e ampliação da estrutura turística. Tudo isso visando melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.

O projeto foi apresentado hoje, no Trapiche Eventos, à imprensa, aos empresários, representantes de instâncias governamentais e da sociedade civil organizada pelo prefeito João Henrique, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Antônio Abreu, e pelos arquitetos responsáveis pelos trabalhos. João Henrique destacou que "pela primeira vez, nossa cidade tem um planejamento concreto exclusivo, baseado nas suas características físicas e históricas e, principalmente, nos hábitos, demandas e sonhos da sua população".

Alguns projetos foram doados pelos arquitetos e por instituições privadas. Outros foram contratados pelo Governo da Bahia e pela Prefeitura de Salvador. Segundo o prefeito João Henrique, algumas obras já dispõem de recursos disponíveis e se encontram em fase de execução. A meta é preparar a cidade para receber os jogos da Copa de 2014, quando parte dos projetos já estará concluída e, a cidade, em condições estruturais de receber os milhares de torcedores brasileiros que virão assistir aos jogos do Mundial.

A Prefeitura de Salvador, segundo Antonio Abreu, da Sedham, além de empregar verbas próprias, irá captar recursos para as obras junto aos governos federal e estadual e estabelecer contratos por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP). "Os projetos são estruturantes e foram elaborados com todo o rigor possível no que se refere ao meio ambiente", destacou Abreu.

De acordo com o prefeito João Henrique, "a Copa de 2014 vai trazer grandes investimentos para as cidades-sedes", avaliou. Com as obras, "Salvador entra na era de desenvolvimento sustentável das grandes capitais mundiais, preservando tudo aquilo que a transformou na cidade mais amada do Brasil". Segundo João Henrique, as demandas geradas pela Copa de 2014 indicam que os projetos voltados para a mobilidade urbana e os de infraestrutura na Orla Atlântica serão os prioritários, visando dotar a orla, desde a Barra à Praia do Flamengo, de condições de abrigar novos complexos hoteleiros.

O projeto será exposto em locais de grande fluxo de pessoas para que toda a população possa ter acesso à informação e possa opinar e discutir sobre ele. Ainda neste sábado, será montada uma exposição com painéis no Salvador Shopping. Além disso, será lançado um site na internet para divulgar o trabalho. "Estamos oferecendo um pacote de projetos abertos, de forma que a sociedade possa conhecer, discutir e opinar", afirmou o prefeito.

A necessidade de ajustar os equipamentos urbanos da cidade a uma nova realidade mundial, preservando a história e as belezas da primeira capital do Brasil; incorporar o desenvolvimento sustentável a uma cidade que cresce em um ritmo alucinante; e estruturá-la para os turistas, mas com melhor qualidade de vida para seus habitantes, foram os principais desafios enfrentados pelos arquitetos e urbanistas para planejar o futuro de Salvador.

Para a população, o projeto representa a garantia de uma cidade mais humana e confortável, dotada de infraestrutura adequada e em condições de suportar o acelerado crescimento que vem se verificando nos últimos anos. "É preciso começar um processo de revitalização na cidade, criar um movimento em uma cidade com tantos problemas e com demandas cada vez mais urgentes da sua população. Vamos movimentar o comércio, o turismo, gerar empregos e renda, atrair novos investimentos, movimentar a economia e, certamente, todos vão se beneficiar com isso, principalmente a população", avaliou João Henrique, durante a apresentação.
Fonte: Bahia em Foco

1 comentários:

Anônimo disse...

Quanta demagogia, quanta mentira, quanta enganação!
Projetos caríssimos, inviáveis, sonhos de alguns empreiteiros gananciosos e de um político populista à frente de um bonde desgovernado, ladeira abaixo.
"(...) será lançado um site (...)" ora, nem mesmo isso a prefeitura é capaz de publicar com o detalhamento dos projetos, não existe uma data, um cronograma, nada!
Da mesma forma que não funcionam também os links de trânsito ao vivo, acompanhamento das obras públicas e outros.
Temos um metrô se arrastando por 12 anos, uma orla marítima afavelada e abandonada, um parque municipal degradado em local tão privilegiado (aeroclube), tudo isso por culpa de um gestor despreparado, uma marionete na mão do Ministro Gedel.
Salvador não merece isso.
Temos beleza, carisma, simpatia, cultura, história, tradição, não podemos estar fadados a esta lamentável situação. Que pena.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960