Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Solução para o trânsito de londrina passa pela melhoria do transporte coletivo

terça-feira, 15 de dezembro de 2009


Londrina conta com uma frota de 370 coletivos. Prefeitura já estuda a criação de canaletas e faixas exclusivas para os ônibus.

Dados do último relatório do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), do mês de outubro, mostra que em 2009 a frota em Londrina chegou aos 263.802 veículos. Desses 158.210 são automóveis e 57.950 são motocicletas e motonetas. Para o comandante da Ciatran, tenente Ricardo Eguedis, desse universo total de veículos, pouco mais de 300 são ônibus do transporte coletivo. Por isso, ele destacou que é preciso mais investimento no sistema viário, já que as grandes avenidas “estão estranguladas”.
“Esses números mostram que há alguma coisa errada com o trânsito de Londrina. Enquanto não se investir em um transporte coletivo confortável, com horário pontual e maior número de veículos, já que somos mais de 500 mil habitantes, a cidade continuará a viver com esse tipo de problema. A situação é tão complicada que a PM está investindo na compra de motocicletas para os policiais poderem chegar mais rápido em algumas ocorrências”, disse.
A frota do transporte coletivo da cidade é de 370 veículos e para o diretor de transportes da CMTU, Wilson de Jesus, aumentar esse número só agravaria os congestionamentos. “Os ônibus também sofrem com o grande volume de veículos nas ruas. No início do ano, a velocidade média dos coletivos era de 20 km/h, atualmente caiu para 16 km/h. Se colocarmos mais ônibus nas ruas essa velocidade diminuirá ainda mais”, explicou.
O diretor da CMTU defende que a solução para os problemas do trânsito passa por um privilegiamento do transporte coletivo, o que o tornaria mais ágil e atrairia novos usuários. Como consequência, diminuiria o número de carros pelas ruas. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) está desenvolvendo estudos para a criação de faixas exclusivas e canaletas para os ônibus coletivos. Essas mudanças, como explica a gerente de Trânsito do Ippul, a engenheira Cristiane Biazzono Dutra, são para longo prazo.
No entanto, o primeiro passo já está sendo dado, que é promover alterações na lei do sistema viário para o novo Plano Diretor, prevendo as modificações futuras das vias. “Para isso precisaremos aumentar o espaço das ruas, com o alargamento das vias, e com mais faixas de rolamento. Estamos trabalhando para garantir o aumento da capacidade viária, não para chamar novos veículos individuais, mas para o uso exclusivo do transporte coletivo. A solução para os problemas do trânsito está no investimento nesse tipo de condução e também nos sistemas não motorizados, como as bicicletas”, disse.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960