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Rio inicia desapropriação para corredor de ônibus

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), baixou um decreto no Diário Oficial de ontem para determinar o início da desapropriação dos mais de 3.600 imóveis ao longo do trajeto do Corredor Expresso Transcarioca, também chamado T5. O projeto está orçado em R$ 900 milhões e a previsão é que o trecho Barra-Madureira esteja concluído em 2012.

O T5, segundo a prefeitura, será um corredor expresso viário exclusivo para ônibus articulados que ligará a Barra da Tijuca à Penha e será implantado ao longo de vias com elevado volume de viagens por ônibus, como as avenidas Ayrton Senna, Embaixador Abelardo Bueno, Ministro Edgard Romero, Vicente de Carvalho e Brás de Pina.

O sistema T5 terá 28 quilômetros de extensão por onde circularão linhas expressas e paradoras, num total de 9 linhas. De acordo com a prefeitura, haverá redução de 51% no tempo de viagem. Hoje os passageiros gastam, em média, 96 minutos para fazer o percurso do T5. Com o corredor, serão 47 minutos. Os ônibus serão articulados com capacidade para 160 passageiros, sem catraca interna.

Serão 36 estações (seis duplas), dois terminais (Alvorada e Penha) e 13 pontos de integração. As estações duplas (com linhas expressas e paradoras) são: Autódromo, Taquara, Tanque, Praça Seca, Madureira e Vicente de Carvalho e 30 estações simples (linhas paradoras).

Os 13 pontos de integração são: Alvorada, Autódromo, Praça do Bandolim, Merck, Taquara, Tanque, Praça Seca, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Aquidauana, Praça do Carmo e Penha. De acordo com a prefeitura da capital fluminense, haverá integração físico-tarifária com os principais eixos radiais de elevada capacidade do município: Ramais Deodoro, Belford Roxo e Saracuruna (trem) e Linha 2 do metrô.

2 comentários:

Anônimo disse...

sou usuário frequente dos ônibus do Rio de Janeiro e vejo que bem antes de inaugurar o chamado T5 a prefeitura deveria criar novas linhas de ônibus interligando todos os bairros por inteiro sem ser preciso fazer a chamada"baldiação" que gasta passagem ,tempo e paciência do usuário,um exemplo é o Jardim Boiúna que não tem condução direta para o Recreio dos Bandeirantes,apesar de estar há 30minutos de distância de carro ,leva-se 65 minutos (no mínimo para realizar o trajeto com baldiação,o recado e a sugestão estão aí,agora é só realizar!

Anônimo disse...

Aqui em são gonçalo é a mesma coisa, ônibus lotados, demorando e sem falar nos engarrafamentos devido a falta de vias exclusivas para ônibus.

Fábio, morador do bairro de santa catarina-RJ

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