Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Avanços do transporte de João Pessoa são apresentados

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Os membros do Conselho de Transporte e Trânsito (CTT) da capital paraibana estiveram reunidos novamente, na manhã de ontem (17), para discutir assuntos que envolvem políticas de mobilidade urbana da capital. O encontro, realizado na sede da Superintendência de Transporte e Trânsito de João Pessoa (STTrans), foi presidido pelo diretor de Transporte da STTrans, Adalberto Araújo, que aproveitou a oportunidade para apresentar um amplo relatório elaborado pelo órgão municipal enfocando os avanços no sistema de transporte e trânsito local entre os anos de 2004 e 2009. A reunião também contou com a presença de representantes estudantis e de associações comutarias, de órgãos técnicos do município e também de dirigentes do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano do Município de João Pessoa (Sintur-JP), e do Sindicato dos Motoristas da Paraíba.
No relatório apresentado por Adalberto Araújo foram destacados itens como mobilidade, idade média da frota de ônibus, capacidade, desempenho operacional, tarifa, gratuidades e descontos no transporte coletivo urbano, além de Bilhetagem Eletrônica e das Integrações Temporal e Metropolitana, que segundo Adalberto, proporcionou os benefícios da gratuidade total ou mesmo parcial no valor da segunda passagem. Ele também destacou durante a apresentação a necessidade de construção de vias exclusivas para o transporte público.

Com relação a idade média da frota de ônibus foi destacado que, em 2004, era de quase 6 anos e, dados de outubro de 2009, apontam um decréscimo para manos de 4 anos. “Essa média será ainda menor até o final deste ano, pois no próximo mês colocaremos em circulação 16 veículos novos e todos eficientes, o que resultará em uma idade média ainda menor”, lembrou o conselheiro do Sintur-JP, empresário Alberto Pereira. Ele destacou ainda que o percentual do ônibus eficientes no sistema que em 2004 era de 1,7% e que até o momento corresponde a 9,6%, subirá ainda mais, pois passarão de 42, para 58 o número de veículos adaptados para os portadores de necessidades especiais operando na capital.

Outro ponto levantado no relatório foi o crescimento de 2004 para 2009, de 287 para 290 no total da quilometragem/dia por veículo do sistema. “Isso implica em dizer que estamos dando uma maior extensão nas linhas para melhor atender a população de cada ponto da cidade”, reforçou Adalberto. Já a respeito da tarifa no sistema, Adalberto, ainda mostrou, que em João Pessoa os reajustes aconteceram em percentuais menores que na média brasileira, o que implica em preços mais acessíveis que nas demais capitais do país.

O encontro dos conselheiros do CTT foi encerrado com a questão da necessidade de construção de vias exclusivas para o transporte público. Na ocasião, foi apontada a situação da Avenida Josefa Taveira, em Mangabeira, que tem um fluxo complicado, especialmente para ônibus devido, ao fato do avanço do comércio nas calçadas e vias de deslocamento. “Estamos estudando a melhor forma de dar mais fluidez ao trânsito daquela avenida”, finalizou Adalberto Araújo.

1 comentários:

Unknown disse...

O sistema de transporte coletivo de João Pessoa é classificado pela STtrans e pelos empresários, como um dos melhores do Brasil. Considerando a “idade média da frota” essa classificação parece ser verdadeira, mas um dos problemas do Transporte de Passageiros por Ônibus de João Pessoa, é o descumprimento dos horários, ou seja, geralmente os horários de “rush” são respeitados pelas empresas, mas os horários intermediários, aqueles em que os passageiros diminuem, as empresas queimam a escala de horários, e o órgão fiscalizador “faz vistas grossas” e a propalada qualidade, se dissipa, representando a baixa idade da frota, apenas o patrimônio dos empresários.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960