Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Mobilidade urbana é discutida em reunião do Conselho das Cidades

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A mobilidade urbana no país começou a ser debatida, hoje (13), durante a 22ª Reunião do Conselho das Cidades (ConCidades), que se realiza em Brasília. "Queremos analisar a forma como vem sendo aplicadas as políticas de mobilidade nas cidades brasileiras, principalmente em relação ao transporte", diz o coordenador da secretaria executiva do Conselho das Cidades, Elcione Macedo.
Também estão participando do evento, que servirá para debater a conjuntura da mobilidade urbana no Brasil, o subsecretário de Transportes do Rio de Janeiro e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rômulo Orrico Filho, e o professor Anísio Brasileiro, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
De acordo com Elcione Macedo, o país começa a produzir relatórios referentes à mobilidade social como forma de medir resultados capazes de avaliar os impactos do crescimento populacional e, principalmente, preparar o Brasil para eventos de grande relevância, como, por exemplo, a Copa do Mundo de 2014, em 12 cidades, e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Rômulo Orrico apresentou um mapa da crise da mobilidade urbana. Disse que um dos principais elementos que contribuíram para o quadro é a mudança no perfil social, já que, antigamente a população fazia apenas o trajeto de casa para o trabalho e vice-versa. "A tecnologia e as novas rotinas fizeram a sociedade se tornar mais dinâmica e com isso novos trajetos são realizados diariamente", argumenta.
O subsecretário de Transportes do RJ definiu sinteticamente o conceito de mobilidade urbana. "É como uma família que organiza seus segmentos para se desenvolver." Desde a revolução industrial, acrescentou, as cidades apresentam evoluções e com isso há dispersões no local de trabalho, o que propicia o surgimento de novas paisagens urbanas. "Nesse sentido, é preciso pensar no transporte público como meio capaz de oferecer ao usuário a possibilidade de realizar seus trajetos de maneira satisfatória."
Rômulo Orrinco apresenta um dado importante: "Atualmente, o transporte público é responsável por 60% a 80% das viagens nas cidades brasileiras". Ele encerrou sua palestra fazendo uma síntese da realidade do transporte público brasileiro: "É preciso incorporar uma relação intrínseca que ajude a melhorar a cidade, pensando na estrutura de casas, escolas e hospitais." O evento vai até quinta-feira (15).

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960