Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Usuários dão nota 7 para transporte público na Grande Florianópolis

quinta-feira, 30 de abril de 2009


Pesquisa do Instituto Ibope com 840 usuários do transporte coletivo da Grande Florianópolis resultou em uma nota média de 7 (entre 1 e 10) para o serviço na região. Do total de entrevistados, 77% deram nota acima da média (5) para as condições gerais do sistema. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (28.04) no seminário “O Futuro do Transporte Coletivo”, promovido pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis (Setuf), que encomendou a pesquisa. “A avaliação é positiva, pois avalia a maioria dos serviços como acima da média”, define Marcelo Castilho, gerente de atendimento e planejamento do Ibope.
Além desta avaliação geral, a pesquisa mostrou que 46% dos entrevistados consideram o transporte na Capital melhor do que em outras cidades, contra 36% que acham inferior a de outras regiões. Entre os principais pontos positivos do sistema, estão a avaliação da quantidade de ônibus, itinerários e distância entre as paradas. Os itens de pior avaliação entre os entrevistados foram a lotação e o preço da passagem.
Para o Setuf, o resultado da pesquisa demonstra um avanço da satisfação geral da população em relação ao uso do sistema. ”Essa pesquisa nos dará um norte. O que está bom poderá ser melhorado e o que não foi considerado bom nós vamos trabalhar para que mude”, define Waldir Gomes, presidente do Setuf.

Mudança de modelos

Fundador da Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP), o engenheiro Rogério Belda apresentou dados nacionais sobre mobilidade urbana e questionou o crescimento do uso de carros nas cidades. Para ele, que atualmente é assessor técnico da diretoria de Planejamento do Metrô de São Paulo, a gestão do transporte é melhor nos grandes centros, devido às maiores condições (e volume de passageiros) para testar modelos diferentes, como a integração e a gestão da demanda. De 1995 para 2008, o número de usuários do transporte coletivo no país caiu de 476 milhões para 311 milhões, um reflexo, lembra Belda, do crescimento recente do volume de automóveis em circulação.
O vice-prefeito e secretário de Transportes João Batista Nunes defendeu a criação dos corredores exclusivos para ônibus (como já ocorre na ponte Colombo Salles, na via Expressa Sul e na avenida Ivo Silveira) e a construção de mais ciclovias na cidade, como alternativas para desafogar o trânsito na cidade. O debate também contou com a presença do presidente da ViaCiclo, Milton Della Giustina.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960