Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Grande Recife implementa novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica

sexta-feira, 7 de novembro de 2008


Montreal Informática. Esse é o nome da empresa vencedora do processo de licitação para a implantação do novo modelo de Bilhetagem Eletrônica no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). A empresa carioca foi oficializada como vencedora da concorrência no último mês de setembro, após o cumprimento de todas as etapas da licitação, incluíndo a entrega e aprovação das amostras de softwares que serão utilizados. A modernização no sistema de bilhetagem contratado pelo Grande Recife representa um avanço inédito no setor. Diferentemente do que acontece em outras cidades (do Brasil e do exterior) – onde há soluções extremamente modernas sendo utilizadas de forma individualizada - o sistema que será implantado na RMR agregará, de forma totalmente integrada, várias soluções tecnológicas. As vantagens da nova bilhetagem serão percebidas de imediato pelos usuários. Um dos destaques será o carregamento embarcado. Ou seja, a inserção de créditos no cartão eletrônico (no Vale-transporte ou Passe Fácil) será feita no próprio ônibus, após pagamento de boleto bancário, que poderá ser gerado, por exemplo, através a internet. Com isso, os usuários não precisarão mais enfrentar filas. No caso do VT eletrônico o pagamento dos créditos continuará sendo feito pelas empresas.
TECNOLOGIA
Outra novidade será a adoção de cartões que utilizam a tecnologia contact less, que dispensa a inserção do cartão no validador. Mais barato, seguro e durável do que os modelos com chip (utilizados atualmente), os novos cartões serão distribuídos sem custo para os usuários. A entrega gratuita da primeira via (que atualmente custa R$ 11,50) será possível graças à redução considerável no custo do material, negociado pelo Grande Recife. A ampliação dos benefícios da bilhetagem eletrônica para um número maior de usuários será possível graças à criação de novas modalidades de cartões. Haverá peças específicas para idosos, pessoas com deficiência, crianças menores de seis anos e usuários eventuais.No caso dos beneficiários de gratuidade, o uso do cartão eletrônico representa o fim de uma das principais queixas deste público: as dificuldades geradas pela limitação do espaço destinado à gratuidade. Com o cartão na mão, idosos e pessoas com deficiência poderão decidir se querem permanecer na área prioritária ou se optam por passar pela catraca, sem a necessidade de pagamento de tarifa, já que a nova tecnologia registra o caráter gratuito deste tipo de utilização. Já as crianças menores de seis anos (que não têm direito ao Passe Fácil), poderão passar pela catraca, sem nenhum ônus, pondo fim a prática de ter pular ou passar por baixo do equipamento. Já os usuários eventuais, como turistas, ou pessoas que utilizam o STPP, mas não têm emprego formal e por isso não possuem o Vale-transporte Eletrônico poderão utilizar a versão pré-paga do cartão. A rotina será a mesma utilizada na telefonia, onde o usuário compra um cartão com uma determinada quantidade de créditos e os utiliza da forma que lhe convém. A idéia do Grande Recife é disponibilizar a venda deste tipo de cartão em pontos comerciais diversos, espalhados em toda a RMR. Para o presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto, o avanço tecnológico da nova bilhetagem eletrônica está atrelado à necessidade de mais eficiência ao sistema. “Com o novo modelo de bilhetagem, o Grande Recife dá início a um processo de integração inédito. As vantagens para os usuários serão imediatas”, disse o presidente. Para o diretor de Tecnologia da Informação do Grande Recife, Giovanni Pellinca – que esteve à frente de todo o processo de definição de modelo e da licitação – a chegada do novo sistema representa um avanço que deve ser comemorado com orgulho por todos que fazem parte do STPP/RMR. “Trabalhamos muito e o resultado foi um sistema moderno e confiável”, destacou Dilson Peixoto. Atualmente, entre bilhetes eletrônicos (vale transporte) e Passe Fácil, existem cerca de 560 mil cartões em circulação no STPP/RMR.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960